21 de maio de 2007

Política Urbanista

Ontem eu dormi demais, acordei muito tarde, e estou cansado e de mal-humor desde então. Mas ao invés de ficar reclamando, saí da frente da TV, fechei MSN, GTalk e o resto que tava aberto e me atordoando no PC, coloquei Robert Johnson pra tocar no Winamp e fui procurar algo interessante pra ler na internet enquanto tomava café com leite. E achei algo interessante, o que é difícil encontrar no MSN, Youtube ou Orkut(que nem frequento mais). O artigo que achei me tomou bastante tempo, já que não leio em inglês tão bem quanto em português.

É um artigo da The New York Times Magazine que fala sobre o planejamento urbano de Curitiba. O artigo do jornalista americano Arthur Lubow conta como a cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, se tornou modelo de cidade ecológica desde o final dos anos 60, quando o urbanista Jaime Lerner participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Lerner se tornou prefeito da cidade em 1971 e ordenou, em 1972, a transformação relâmpago de 6 blocos de rua em uma zona de pedestres. A chamada Rua das Flores foi a primeira via pública exclusiva para pedestres do Brasil. A transformação durou 3 dias.

O artigo conta como a cidade cresceu mais que o esperado nas últimas décadas e como a preocupação com o meio ambiente diminuiu. Principalmente por causa das pessoas que foram para a cidade buscando melhor qualidade de vida, e não souberam cuidar da cidade, que já não é tão boa quanto antes. E tabém por causa dos prefeitos que não deram a mesma atenção antes dada ao planejamento urbano.

O texto também mostra que certas medidas devem ser tomadas por quem entende, e não de uma forma democrática, afinal, a falta de responsabilidade dos eleitores é visível nas transformações negativas sofridas, não só por Curitiba, mas por outras cidades do Brasil.

Vale a pena ler: Recycle City: The Road To Curitiba.

-----------------------------------------------------

Não queria criar outro tópico só para postar um video que achei legal e como

(Clique no quadrinho amarelo.)


2 Comentarios:

Jefferson Guerra disse...

Curitiba ta virando um caos.
As favelas foram tomadas pela cidade.
Por exemplo, a favela ficava na periferia e a cidade começo a cresce envolta, muito bizarro.
Mas o centro da cidade é rox.

Anônimo disse...

Hahehuaeuheahue. Bem engraçado o vídeo. O sutaque paulistano forçado me fez perceber que Paulista e Gaúcho tem um sutaque parecido, esse jeito seco de falar é engraçado. Não é à toa que nunca vi muito carioca fazendo stand up.