7 de janeiro de 2009

Longplayer


Estava lendo no Mundo Gump sobre A maior e mais lenta musica do mundo, onde tem este link da Wikipédia sobre tal ideia maluca, a de tocar uma música por 693 anos. Até aqui tudo bem (?).

Então vasculhando mais um pouco pela internet descubro que existe outro projeto, algo “mais maior de grande”, a de tocar uma música por 1000 anos. Isso mesmo, MIL ANOS.

A música começou a ser tocada pelo
Longplayer a meia-noite do dia 31 de Dezembro de 1999 (Achei estranho, meia-noite seria dia 1 de Janeiro de 2000, mas o site diz 31, então fica este mesmo) e vai até “o ultimo momento” de 2999, onde dará inicio para mais mil anos tocando.

Resumidamente, a ideia consiste em usar uma música de 20min e 20s composta por Jem Finer e tocada com auxilio de Singing Bowls*(foto acima). Esta música foi processada por um computador que criou inúmeras variações, que se tocadas consecutivamente não se repetirão por 1000 anos.

Seria como se cada número do π (Pi) fosse transformado em uma nota, mas nesse caso especifico ninguém saberia quando essa música pararia. (será que existe algum projeto com essa ideia? Se souberem comentem).

No site oficial do Longplayer tem muito mais coisa (em inglês) sobre este projeto. Qual conceito dele, explicações de como funciona, seus criadores, onde se encontra e até ouvir um stream ao vivo clicando aqui.
o maestro

Quando terminei de escrever esse post a música já estava tocando por por 9 anos, 7 dias, 09 horas, 51 minutos e 21 secundos.

*Singing Bowl tem tradução para o português?

1 Comentarios:

André Luiz Velloso disse...

Quanta demência ne ow...