22 de fevereiro de 2009

Cometas no Céu!

Não se preocupe, você não verá deste tamanho. (verá menor)

Imagem: Jack Newton/Arquivo Pessoal

Sempre fui fascinado por astrologia, quando criança queria por que queria ser astronauta, estudar os planetas, era a matéria que eu mais gostava e consequentemente que menos tinha aula durante o Ensino Fundamental e o Médio.

O tempo foi passando, mas o fascínio não. Sempre que sai alguma noticia no jornal ou esta passando algum programa na TV (principalmente “Universo” no History Channel), paro o que estava fazendo e presto atenção. Também visito sites como o Apolo 11 que mostram quando e onde estará cada planeta no céu, além de saber se o que esta observando é um planeta, ou cometa, um satélite… E um dia pagarei aquele dinheirão todo para ver a Terra de longe.

Mas enquanto o dinheiro não vem, me resta observar tudo daqui mesmo, da janela do apartamento. E nessa terça teremos um comenta bem perto, somente a 60 milhões de quilômetros, quase ali!

O tal cometa Lulin (não tinha um nome mais másculo?) poderá ser visto na madrugada do dia 23 para o 24 com auxilio de um binoculo (ainda tenho que procurar nessa bagunça aqui), e a NASA disse que ficará na direção da constelação de Leão, do lado de Saturno, não tem como errar né?

Agora se você é burro como eu e tem a mínima ideia para que lugar do céu olhar nesse dia, clique aqui, coloque o nome da sua cidade e divirta-se. Só precisa aprender o que é azimute, elevação, ter uma bussola e um transferidor sem ponta.

Mais informações cliquem neste link.

0 Comentarios: