28 de fevereiro de 2010

Vancouver 2010

8- biatlo ausrtia 450x338

Antes de começar a descer o sarrafo eu vou salientar que a transmissão da Record ajudou a popularizar esportes de inverno no Brasil. Muitas pessoas passaram a gostar do Luge, Bobsled e principalmente do Curling, o da vassourinha. Isso é bom? É divertido ter outros esportes pra acompanhar, mas no fim das contas ninguém, ou quase ninguém, vai acabar praticando um desses esportes e virar um grande ídolo brasileiro.

Dito isto, venho lhes informar que as transmissões foram uma droga. As reportagens, programas especiais e os esportes narrados por Álvaro José, até que eram bons. Já no que mais importa, que eram os esportes narrados por Mauricio Torres (Record) e Marco Túlio Reis (Record News) foram as piores transmissões que vi na vida.

O primeiro narrava como se tudo valesse ouro a qualquer momento, qualquer detalhe era transformado em uma habilidade de gênio ou num erro infantil, era impressionante, era muita emoção colocada em algo que não aparecia na tela, as vezes pensava que ele estava narrando uma coisa e a emissora transmitindo outra.

Já Marco Túlio era o contrario. Ele narrava de uma forma que parecia que estava lendo um texto cheio de virgulas e este sendo escrito por advogado que não sabia nada sobre o assunto, era pura enrolação e cheio de obviedades.

Os comentaristas eu não vou nem comentar (há), talvez estivessem ali sendo ignorados pelos narradores e por vergonha ou respeito acabavam ficando quietos e também apenas comentando o obvio. Qualquer criança comentaria ou narraria igual. Será que custava para qualquer um deles dar uma estudada mais aprofundada e não ter apenas como base a Wikipédia?

Mas no fim das contas ainda existia o Terra com seu narrador que só lia chat e ainda o portal lhe dava a oportunidade de assistir todos os esportes sem narração, o que acabou salvando minha sanidade mental. Ou quase, porque no esporte de treno só era possível ouvir os cowbell, a vuvuzela canadense.

Jefferson Guerra

0 Comentarios: