A chance (maior) do autodidataUma lista de autodidatas famosos abaixo:
SUZANA BARELLI
free-lance para a Folha de S.Paulo
Se a virada na vida a partir dos 50 costuma ser precedida pela acumulação de algum conhecimento não associado à profissão, esse conhecimento, por sua vez, resulta com frequência de uma atitude autodidata.
O autodidata é, antes de mais nada, um curioso. Ele frequenta bibliotecas de forma sistemática, sempre se pergunta o porquê das coisas e tenta descobrir as respostas por conta própria. "Eles pesquisam em vários livros, até descobrirem o que querem saber", afirma Marfísia Lancellotti, diretora técnica da Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo.
O ponto de partida são as enciclopédias ou os dicionários, mas eles não param por aí. Logo fazem o levantamento bibliográfico e passam a pesquisar em livros, jornais, arquivos e em publicações específicas. Também se valem da troca de correspondência.
O meio, por vezes, é mais importante do que o fim. Para o autodidata, o processo da busca de informação chega a ser mais gratificante do que a obtenção do dado procurado, acredita Silvia Gasparian Colello, professora da Faculdade de Educação da USP.
Para pessoas com esse perfil, o livro é fonte preferencial de novos conhecimentos. Mesmo a internet, que abriu um vasto campo de pesquisa on-line, não reduziu o interesse pelo livro entre os autodidatas. "Eles sabem que muito da informação da internet vem do livro", diz Marfísia. Mas a rede é importante aliada na busca por informação. "O autodidata sabe que o livro é soberano, mas não é a sua única fonte de informação", afirma.
A exigência de diplomas faz com que o autodidata, hoje, canalize seu interesse para um hobby, ao contrário dos antigos, que desenvolviam o seu conhecimento sozinhos e não precisavam de um diploma para filosofar ou criar suas teorias. O hobby traz a vantagem de ser uma pesquisa descompromissada, em que o ritmo de estudo e a sua profundidade é dada pela disponibilidade de tempo da própria pessoa. Em consequência, eles costumam saber do seu hobby até mais do que a própria profissão.
Outros começam a estudar pela necessidade de complementar a sua formação acadêmica fora da sala de aula, diz o professor Alípio Casali, da PUC-SP. Fora da academia, criam seus próprios métodos de estudo (ser metódico é um traço da personalidade dos autodidatas) e não abandonam mais a busca pelo autoconhecimento. Alguns acabam se tornando generalistas, daqueles que sabem um pouco sobre tudo. "Mas são uma exceção", acredita José Eduardo Soares de Castro, bibliotecário e coordenador do Colégio São Paulo. "A maioria é de conhecedores profundos dos assuntos que gostam", afirma.
Como alguém se torna autodidata? Um bom começo é não abandonar a curiosidade infantil, na opinião do professor Sérgio Antônio da Silva Leite, da Universidade de Campinas (Unicamp). Ele acredita que os autodidatas tiveram, entre a infância e a adolescência, uma relação afetiva, com um professor, parente ou amigo, que lhes motivou o gosto pelo conhecimento.
- Abigail Adams
- Isaac Newton
- Ansel Adams
- Louisa May Alcott
- Paul Allen
- Woody Allen
- Wally Amos
- Hans Christian Andersen
- Maya Angelou
- Jane Austen
- Richard Avedon
- James Baldwin
- Hubert Howe Bancroft
- Elizabeth Barrett Browning
- John Bartlett
- Alexander Graham Bell
- David Ben-Gurion
- Wilson Bentley
- Carl Bernstein
- Derek Bickerton
- William Blake
- Ray Bradbury
- Richard Branson
- John Browning
- Robert Browning
- John Edward Bruce
- Art Buchwald
- Robert Burns
- Chandler Burr
- James Cameron
- Joseph Campbell
- Andrew Carnegie
- Raymond Chandler
- Octave Chanute
- John Cheever
- Agatha Christie
- John Henrik Clarke
- Henry Clay
- Grover Cleveland
- William Cobbett
- Joseph Conrad
- Peter Cooper
- Ezra Cornell
- Hart Crane
- Walter Cronkite
- Charles Dickens
- Walt Disney
- Albert Einstein
- Michael Faraday
- William Faulkner
- Henry Ford
- Benjamin Franklin
- Bill Gates
- Carl Friedrich Gauss
- Johann Wolfgang von Goethe
- Emma Goldman
- Jimi Hendrix
- Patrick Henry
- Thomas Henry Huxley
- Stanley Kubrick
- Jaron Lanier
- Ralph Lauren
- Abraham Lincoln
- Malcolm X
- José Saramago
- Quentin Tarantino
- Henry David Thoreau
- Leo Tolstoy
- Leonardo da Vinci
- Leandro Rosa
- Steve Wozniak
- Rodrigo Rodriguez (Regra Zero)
- Arnold Schoenberg
- Geraldo Emerson Pimenta
- Pedro Barbosa
Porque prestar atençao na aula é um saco, quando se pode pegar um livro e entender melhor e mais rápido.
3 Comentarios:
E quem não gosta da aula e nem das apostilas o que fazer??? Oo
Fica no ócio :D
Na proxima quando o assunto for grande tenta faze uma janela secundaria pra continua o post, fica mais estetico ^^
apesar que esse blog segue os desvairados :D
Postar um comentário