17 de outubro de 2007

PostCrossing IV

A imagem fico uma bosta, mas esse foi o postal que recebi da Australia.
Anzac Bridge e Anzac Statue.

ANZAC (Australia and New Zealand Army Corps) é a sigla em inglês que designa o exército conjunto da Austrália e Nova Zelândia em tempos de guerra.

Todos os anos, no dia 25 de Abril, ambos os países celebram o "ANZAC Day", em que ocorrem desfiles militares em todas as grandes cidades e seus cidadãos relembram os esforços dos veteranos de guerra, prestam homenagem àqueles que já faleceram, e mostram admiração pelos militares que hoje estão em serviço.

As maiores paradas militares do "ANZAC Day" ocorrem em Canberra, capital da Austrália, e em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia.

"ANZAC Day" é celebrado no dia 25 de Abril para relembrar a data em que, no ano de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, forças conjuntas da Grã-Bretanha e dos ANZAC desembarcaram em Gallipoli, na costa da Turquia, e lutaram uma sangrenta batalha na qual cerca de 11 Mil soldados dos ANZAC perderam suas vidas. Embora a batalha tenha terminado com uma dolorosa derrota para os ANZAC e britânicos, este foi o momento em que tanto australianos como neo-zelandeses sentiram, provavelmente pela primeira vez, um sentimento de patriotismo, e orgulho pela bravura e coragem dos seus compatriotas que naquela praia distante lutaram.

Atualmente, em "ANZAC Day", além das cerimônias realizadas em praticamente cada pequena cidade e bairro dos dois países, milhares de australianos e neo-zelandeses viajam até a praia na Península de Gallipoli, na Turquia, com o objetivo de lá prestarem suas homenagens aos que defenderam seus países. A tradição começou em 1990, quando para marcar o septuagésimo-quinto aniversário do desembarque das tropas, oficiais do Governo, militares, os últimos veteranos ainda vivos, além de turistas de ambos países, realizaram uma cerimônia ao cair da tarde (como manda a tradição) em Gallipoli.

Wikipedia...